{Resenha} A Culpa é das Estrelas - John Green


Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.


 Hazel tem 16 anos, tem câncer, e sua vida é uma rotina, sempre a mesma coisa. Até que um dia quando ela vai ao Grupo de Apoio - que é onde adolescentes com câncer vão para compartilhar suas histórias e problemas - ela conhece Augustus Waters que vai pela primeira vez ao grupo convidado pelo amigo de Hazel, o Isaac.


"Ia ao Grupo de Apoio pelo mesmo motivo que uma vez deixei enfermeiras com um ano e meio de faculdade me envenenarem com substancias químicas de nome exóticos: queria fazer meus pais felizes. Só tem uma coisa pior nesse mundo que bater as botas aos dezesseis anos por causa de um câncer: ter um filho que bate as botas por causa de um câncer." (pág. 14/15)


 Eles conversam e se conhecem, então Augustus a convida para assistir ao filme V de Vingança, e ela aceita meio indecisa afinal tinham acabado de se conhecer! Hazel começa a gostar de Augustus, ele é bonito, simpático, engraçado e entende a situação dela porque ele também já teve câncer.

"Como era belo. Sei que este não é o adjetivo mais usado para elogiar a beleza de um garoto, mas ele era." (pág. 39)

 No dia que eles foram assistir ao filme na casa do Augustus, Hazel indica um livro que ela adora para o Augustus que se chama Uma Aflição Imperial, que ele também acaba gostando. O problema é que o livro não tem final, ele simplesmente termina no meio de uma frase. Então eles conseguem se comunicar com o escritor do livro que responde que não pode contar o final por nenhum meio de comunicação apenas pessoalmente.

"- Meus medos?
- É. 
- Eu tenho medo de ser esquecido." (pág. 18)

 Sabendo que não poderá saber o final do livro que tanto gosta, Hazel fica triste pois o escritor mora em Amsterdã, os pais dela não podem pagar pela viagem e o estado de saúde dela é grave para que possa fazer uma viagem internacional.

"- Podemos nos ver de novo? - perguntou, e havia um nervosismo fofo na voz dele. 
Sorri.  
- Claro. 
- Amanhã? 
- Paciência, Gafanhoto - aconselhei. - Assim vai parecer que você está ansioso demais. 
- Exatamente. Foi por isso que falei "amanhã". Quero ver você de novo hoje à noite. Mas estou disposto a esperar a noite toda e boa parte do dia de amanhã." (pág. 39/40)

 Mas depos de alguns acordos e algumas respostas de "A vida é minha", Augustus consegue três passagens para Amsterdã, uma para Hazel e outra para a mãe de Hazel porque ela é a única - além da médica de Hazel - que conhece o estado de saúde da filha. Muitas coisas irão acontecer em Amsterdã: decepções, surpresas, alegria, tristezas, descobertas...

"Assim a aurora se transforma em dia, o poeta escreveu. Nada que é dourado fica." (pág. 251)



 Fiquei triste quando o livro acabou, é uma história profunda, divertida e ao mesmo tempo é uma bela história de amor. O livro é narrado pela Hazel e é passado na época do tratamento dela. É um livro que mostra sim o sofrimento dela, mas não é algo ruim ou chato apenas nos faz entender como é para uma pessoa que tem o câncer.

"Acima de nós, o vento soprava e as sombras das árvores andavam pela nossa pele. O Gus apertou a minha mão. 
- É uma vida boa, Hazel Grace." (pág. 214)


Informações:
Nome: A culpa é das estrelas
Título original: The fault in our stars
Autor(a): John Green
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 288


Créditos: Saraiva.

COMENTE COM O FACEBOOK:

2 comentários:

  1. Ai meu Deus, esse livro é fantástico. algumas frases que li não esqueço mais... é bonito pelo romance, é engraçado.. e enfim é triste aaaah quando eu li fiquei mais uns dias com a história na cabeça - não acredito que acabou assim hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, esse livro é maravilhoso. Nos ensina muitas coisas! O final é triste mesmo. Obrigada pelo comentário! Hahahaha

      Excluir

Próxima Página Página Anterior Home
 
© Primavera Dourada - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Julia Vieira
Design de Imagens FPik.
Tecnologia do Blogger.